O projeto “Master Chef Literário”, realizado pelos 1º e 2º anos do Ensino Médio, contemplou os conteúdos das disciplinas de Produção Textual e Literatura do 2º bimestre. Tanto as produções textuais quanto o concurso culinário seguiram o roteiro estabelecido previamente pelo professor.
Os primeiros anos trouxeram como tema “Uma viagem a Portugal de Camões e de Gil Vicente” enquanto as turmas dos segundos anos trabalharam as regiões geográficas das que serviram de palco para a prosa romântica brasileira.
Cada grupo apresentou a região que serviu de espaço para o enredo do trabalho, contemplando dados históricos e culturais, culinária típica e música, elementos que perpassam a cultura e o movimento literário. Esta apresentação aconteceu sob forma de cartazes, banners, folders promocionais e demais mídias por eles escolhidas, valendo-se dos textos injuntivo e argumentativo.
Na Literatura Portuguesa de Camões e Gil Vicente, os alunos dos primeiros anos embarcaram numa viagem por regiões de Portugal como Lisboa, Faro, Sintra, dentre outras. Já os segundos anos apresentaram aos seus colegas a capital do império – o Rio de Janeiro – dos romances urbanos de José de Alencar, revisitaram a cultura indígena presente em Iracema e Ubirajara, o cangaço pernambucano de O Cabeleira, os pampas de O Gaúcho, entre outras culturas e regiões presentes nos romances românticos brasileiros.
Cada grupo montou um estande, no qual foram expostos as produções textuais e um cardápio com comidas típicas da região trabalhada, preparado especialmente para apreciação dos colegas e avaliação do professor.